sexta-feira, 20 de maio de 2011

Memórias cachê L1,L2 e L3

Cachê L1 consiste num tipo de memória cachê que está mais próximo da ULA. Normalmente tem sua capacidade de 8 KB a 128KB. Assim como a L2, é encontrada no processador e é construída a partir de memória SRAM, já que é normalmente utilizada em pequenas quantidades e precisa ser bastante rápida. 
 
O cachê L2 consiste numa memória interna do processador instalada em associação com os transistores cujo objetivo é acelerar a velocidade do sistema, já que armazena as informações mais utilizadas pelo processador, que caso não estivessem nessa memória teriam de ser acessadas na memória RAM.O problema era que muitas vezes o processador tinha que ficar “esperando” os dados serem liberados pela memória RAM para poder continuar a executar as tarefas, o que acarretava na perda de desempenho. Podemos dizer que a memória cachê é um bloco de memória de acesso rápido para o armazenamento temporário de informações mais utilizadas pelo processador evitando que ele tenha que recorrer a comparatividade lenta da memória RAM. 

Já o cachê L3 foi inicialmente utilizado pelo AMD K6-III (por apresentar o cache L2 integrado ao seu núcleo) utilizava o cache externo presente na placa-mãe como uma memória de cache adicional. Ainda é um tipo de cache raro devido a complexidade dos processadores atuais, com suas áreas chegando a milhões de transístores por micrómetros ou picómetros de área. Ela será muito útil, é possível a necessidade futura de níveis ainda mais elevados de cache, como L4.

6 comentários:

  1. gostaria de saber qual a realaçao de custo beneficio das memorias caches que você acabouu de citar, sera que você poderia me explicar

    ResponderExcluir
  2. O seu texto me ajudou muito, obrigado.
    Gostaria de saber um pouco sobre Cache L4 e Caches inclusivos e exclusivos.

    ResponderExcluir
  3. Como faço para ter acesso ao cache e como posso formatar todos eles L1 L2 L3 L4

    ResponderExcluir
  4. Qual relação da memoria cache com a memoria ram

    ResponderExcluir
  5. como poso asesar o cache l1,l2,l3 e uma memoria di que e para que servi

    ResponderExcluir
  6. como poso faser pricativo de coputador

    ResponderExcluir