segunda-feira, 9 de maio de 2011

Funcionamento da BIOS

MBR (Master Boot Record) é lida pelo BIOS, que interpreta a tabela de partição e em seguida carrega um programa chamado “Bootstrap”, que é o responsável pelo carregamento do Sistema Operacional, no setor de boot da partição que dará o boot. O MBR e a tabela de partição ocupam apenas um setor de uma trilha, o restante dos setores desta trilha não são ocupados, permanecendo vazios e inutilizáveis, servindo como área de proteção do MBR.

BIOS (Basic Input/Output System) e o primeiro programa executado pelo computador ao ser ligado. Sua função é preparar a maquina para que o sistema operacional, que pode estar armazenado em diversos tipos de dispositivos possa ser executado. O BIOS e armazenado num Chip ROM localizado na placa mãe, chamado ROM BIOS.

CMOS e uma área de memória, onde ficam guardadas informações sobre os periféricos instalados e a configuração inicial do computador, alem do relógio e calendário. Como a memória e o relógio precisam ser preservados mesmo com o computador desligado, são alimentados por uma pequena bateria de lítio.

Funcionamento - Quando o computador e ligado, o BIOS opera:

1. Leitura do CMOS, onde estão as configurações personalizáveis.
2. POST (autoteste de partida). Diagnósticos/testes realizados nos componentes físicos. Os problemas são informados por uma combinação de sons numa determinada sequencia, ou exibidos na tela.
3. Ativação de outros BIOS possivelmente presentes em dispositivos instalados no computador.
4. Descompactação para a memória principal. Os dados são transferidos para a memória, e só ai descompactados.
5. Leitura dos dispositivos de armazenamento, cujos detalhes e ordem de inicialização são armazenados no CMOS. Se ha um sistema operacional instalado no dispositivo, em seu primeiro setor estão as informações necessárias para o BIOS encontra-lo.

Na maioria dos BIOS e possível especificar em qual ordem os dispositivos de armazenamento devem ser carregados. Desta forma e possível, por exemplo, carregar uma distribuição do Linux que funciona diretamente do CD antes do sistema operacional instalado no HD. Alguns BIOS também permitem a escolha entre diversos sistemas operacionais instalados, mas isto geralmente e feito com um software de terceiros.

Um comentário: